Na primeira gestação, o filho da MA Lu Contin de Mello não tinha os dois rins...
Publicado em 15/10/2019 às 13:20 | Categorias: Sou Mãe Amiga16.08.2013
Luciana Contin de Mello
Mãe da Giovana (4 meses)
♥ Na primeira gestação, o filho Lucca não tinha os dois rins... mas ela engravidou de novo e Giovana é seu presente de Deus
Eu sempre, desde criança, nunca pensei que "ia ser tal coisa quando crescer"... pensava que queria casar e ter uma família. E isso foi influência da minha mãe... não por ela não trabalhar, porque é professora e trabalha muito até hoje, mas pelo amor que ela sempre demonstrou a mim e ao meu irmão... Então, me casei em outubro de 2010 e, já em janeiro de 2011, parei com o anticoncepcional para ir desintoxicando o organismo - já que tinha tomado por bastante tempo - e, em maio, eu e meu marido fomos à minha ginecologista para saber quando poderíamos começar a tentar! Ela me disse: "Luciana, podem começar já! E te aviso que mulher casada tem período fértil, então, não deixe de tentar nos dias exatos!”. E então, nos demos conta que, naquela semana, começaria meu período fértil, começamos as tentativas e, surpreendentemente, ENGRAVIDEI no primeiro mês! Foi uma felicidade imensa, e então fomos planejando tudo, fizemos a sexagem fetal com 9 semanas e descobrimos que nosso Lucca estava vindo! Eu não sei vocês mas, para mim, passadas as primeiras 12 semanas, com aquela coisa de o risco ser maior e tal, eu me entreguei ainda mais à gestação.... E era tão bom rezar com nosso filhinho todas as noites... sentir tanto amor... e planejar cada coisinha dele nos mínimos detalhes! E então, no ultra de 16 semanas, minha ginecologista detectou que eu estava com baixo líquido... e considerando que eu estava num momento de stress e com uma gripe que não passava, tirei 15 dias pra continuar me tratando e me hidratando... Infelizmente, voltei após os 15 dias e meu líquido ainda estava baixo... foi então que ela me encaminhou para um especialista em medicina fetal...Na consulta, o especialista foi fazendo o ultrassom e vendo todos os detalhes (naquele momento eu sabia, por ter lido algumas coisas, que poderia ser uma deficiência, mas não imaginava o que teria pela frente...), e então ele chegou aos rins e escreveu "RIN E ? / RIN D ?" e eu: "Dr., o sr. não está vendo os rins, é isso?". E ele pediu pra esperarmos o final do exame que ele falaria conosco. Resultado: nosso Lucca tinha Agenesia Renal Bilateral, ou seja, não tinha os 2 rins! Sinceramente, não sei descrever exatamente o que eu senti, nem meu marido mas, naquele momento, o que eu queria saber era o que podia ser feito, o que aquilo queria dizer e tudo mais... e a conclusão é que nosso pequeno não tinha expectativa de vida... Muitas coisas aconteceram depois disso (foram quase dois meses), a dor foi muito grande, meu líquido praticamente secou (na verdade, o líquido é produzido pelos rins do bebê) e ele se foi... Então, fiquei três dias internada na Maternidade e em trabalho de parto, já que a cesárea seria invasiva demais e poderia prejudicar minhas futuras gestações... Foi MUITO dolorido, emocional e fisicamente, dolorido de uma forma que não consigo expressar aqui, nem acreditar que passei, mas foi assim que aconteceu... [caption id="attachment_15328" align="alignleft" width="200"]Ficamos confusos e assustados e, no fundo do meu coração, eu sentia que alguma coisa estava errada, mas fiquei me fazendo acreditar que estava tudo bem, que ia correr tudo bem...
Crédito da foto: Graziela Scudeler[/caption]
Em todos os momentos, meu marido esteve comigo... ele segurou a minha mão durante as dores e nós vimos nosso Lucca depois de "nascer"... porque o amamos muito e ele sempre vai ser nosso primeiro filho... não me arrependo de tê-lo visto e agradeço demais a Deus e à Nossa Senhora Desatadora dos Nós por toda a força que tivemos (inclusive, antes que ele se fosse, foi batizado na minha barriga, no Santuário da Desatadora), e o apoio da nossa família e amigos mais próximos!
O “depois” não foi tão simples, foi muitas vezes dolorido, especialmente após meu retorno ao trabalho, em que a realidade estava ali, nua e crua, mas o apoio emocional que tive do meu marido, da nossa família e dos nossos amigos foi excepcional!
Então, passados seis meses do parto, voltamos às tentativas... e essa foi outra coragem, porque até fizemos o cariótipo do Lucca mas, para afastar qualquer problema genético, outros exames fora do Brasil teriam que ser feitos e soubemos disso quando não era mais possível... Ouvimos do geneticista que, apenas na próxima gestação saberíamos se era uma síndrome ou não, e mais uma vez nos unimos e acreditamos que tudo ia ficar bem!
Foram cinco meses de tentativa e então engravidei novamente!
Confesso que a primeira sensação que eu e meu marido tivemos - depois da alegria - foi medo de acontecer de novo... E a cada ultrassom também havia o receio de descobrirmos algo ruim... mas permanecemos com muita fé e coragem!
Nessa segunda gestação, eu não quis fazer a sexagem fetal, para que nada fosse antecipado e tudo corresse da forma mais natural possível, vivendo a gestação dia a dia, com tranquilidade, sem ansiedade, curtindo cada momento...
E lá estavam eles... e saber disso me deu a sensação que ali descobri novamente que estava grávida!!! E, naquele dia, descobrimos que era uma MENINA, que inclusive já tinha nome: GIOVANA = PRESENTE DE DEUS! A partir de então, ficamos mais tranquilos, mas não posso negar que sempre tínhamos um frio na barriga durante as consultas e os ultrassons... Acreditem: é inevitável sentir! Mas a gestação da Giovana foi MUITO tranquila, com nossas orações todas as noites, sempre conversando com ela e pedindo as bênçãos de Deus e de Nossa Senhora...Quando entrei no consultório do mesmo especialista que detectou o problema do Lucca para fazer a translucência nucal, enquanto a maioria das mães está preocupada com o sexo, eu só queria ver os rins!
No dia do nascimento dela, com 38 semanas e 4 dias, meu tampão rompeu durante a madrugada... e eu estava tão tranquila que passei a madrugada ajeitando tudo e, às 7 da manhã, comecei a contagem das contrações com meu marido... quando percebi que estavam regulares, liguei para minha ginecologista e ela pediu que eu fosse ao consultório! Ainda tomei um banho e a cada contração parava tudo e respirava! rs
Infelizmente eu não consegui o parto normal... no momento em que percebi que ficaria muito tempo em trabalho de parto, aquilo me remeteu ao que eu tinha vivido antes, e então optei pela cesárea porque não queria misturar as duas histórias... no caso do Lucca, eu havia parido meu filhinho sem vida, e no caso da Giovana a história seria diferente! Não quis que nenhuma tristeza pairasse sobre mim naquele momento... E o momento em que ela nasceu com toda certeza foi ÚNICO na minha vida!
Hoje, a Giovana tem 4 meses e é uma filha maravilhosa, uma criança especial! É difícil explicar o quanto nossa ligação é forte (minha, dela e do pai, que está presente todos os dias, inclusive dando os banhos, que ela adora tanto). Ela me dá mais e mais alegria de viver a cada dia e enche meu coração de amor!
O Lucca nos ensinou muito - assim como à nossa família e a nossos amigos, que inclusive dizem que passamos a ser exemplo - e a Giovana ainda nos vai ensinar além, tenho certeza disso!
Um sonho realizado... e vivido com MUITO AMOR a cada dia!
E a nossa música não podia ser outra, porque, com toda certeza, O AMOR NASCEU DENTRO DE MIM:
O Que É o Amor? (Arlindo Cruz)
Se perguntar o que é o amor pra mim
Não sei responder
Não sei explicar
Mas sei que o amor nasceu dentro de mim
Me fez renascer
Me fez despertar
Me disseram uma vez
Que o danado do amor
Pode ser fatal
Dor sem ter remédio pra curar
Me disseram também
Que o amor faz bem
E que vence o mal
E até hoje ninguém conseguiu definir
O que é o amor
Quando a gente ama, brilha mais que o sol
É muita luz
É emoção
O amor
Quando a gente ama, é um clarão do luar
Que vem abençoar
O nosso amor
[gallery ids="15315,15321,15310"]
