13.08.2013

Fernanda Castro
Mãe da Rafaela (2 anos)
♥ Cuidou de todos os detalhes do batizado em branco e azul, que teve fortes elementos emocionais e de tradição familiar
O batismo traduz o desejo dos pais para que seus bebês recebam uma benção e tenham uma iniciação religiosa. Além disso, é uma celebração para a família e amigos próximos, uma ocasião de comunhão entre as pessoas que cercam e amam a criança. Para meu marido e eu, uma maneira de iniciar o aprendizado da Rafaela no caminho do bem, sempre com proteção espiritual.
Para uma ocasião com tantos significados, decidimos planejar tudo com antecedência e, assim, tentar tangibilizar a alegria e emoção da data em cada detalhe.
Como antes do nascimento da nossa pequena, os padrinhos já tinham sido escolhidos e comunicados, essa etapa, muitas vezes difícil de ser ultrapassada, já estava cumprida. Para nós, o início foi dado pela escolha da celebração da cerimônia. Acreditávamos que seria mais especial o batizado exclusivo da Rafaela, então procurei por padres que topassem realizar o batismo fora da igreja e, ao encontrá-lo, todo o resto foi bem mais tranquilo de planejar!

Com um check-list em mãos de local, buffet, convidados, doces, decoração, lembrancinhas, convites... fui eliminando um a um até que tudo estivesse pronto!
Tudo aconteceu no sábado, dia 4 de fevereiro de 2012, às 10h. No salão de festas do condomínio onde moramos, montamos uma bancada para a realização da cerimônia e um espaço aconchegante para que os convidados pudessem acompanhar tudo de pertinho. Foi um momento emocionante, a pequena, com apenas oito meses, parecia entender tudo o que significava.
A decoração foi toda
em branco e azul, com poás. Tudo muito charmoso e delicado para combinar com a ocasião.
Alguns dos detalhes:
- Cupcakes decorados de anjinha
- Caixinha de metal com terço como lembrancinha
- Saquinhos de tecido com amêndoas como lembrancinha
- Anjinhas grandes combinando com a decoração
- Centros de mesa de flor de tecido em cachepot de poá azul e branco

- Porta-guardanapo de tecido igual ao laço que fiz para o cabelo da Rafa
- Porta-retrato com foto da bebê, a mesma utilizada para o convite impresso
- Bem casados em pirâmide com anjinha no topo
Para completar, dois elementos que têm um valor emocional enorme para nós:

- Um crucifixo que pertencia ao meu tataravô e que é passado de geração em geração ao filho mais velho. Neste caso, eu e, futuramente, a Rafaela. Um objeto que veio de Portugal e, hoje,
soma mais de 150 anos de história que também usei na cerimônia do meu casamento.
- A roupa que minha bebê vestia também é tradição familiar, pois desde o batizado de minha tia (hoje com 61 anos) todas as crianças vestem esta vestimenta, chamada mandrião, durante a cerimônia. Um vestido lindo, todo feito à mão, comprido e cheio de histórias para contar.
Imaginem só, 11 bebês batizados desde 1952, acredito que todas essas bênçãos acumuladas somam muita proteção e luz a minha primogênita!
Após a cerimônia, servimos um almoço a todos os convidados e celebramos juntos a vida da Rafaela!

[laranja]
Quem fez o quê
Local: Salão de festas do meu condomínio.
Decoração: Mesa feita pela
Aromática | Oficina de Artes, Anjos feitos pela
Dona Linda e Centros de Mesa feitos pela Florarte.
Comes e bebes: Buffet da
Pomerode Gastronomia; Cupcakes e docinhos feitos pela
Aromática | Oficina de Artes; Bem casados feitos pela
Elisa Doces.
Convite: Feito pela mamãe.
Lembrancinhas: Arte desenvolvida pela
Aromática | oficina de Artes; Saquinhos para amêndoas feitos pela
Dona Linda com
tags da querida amiga Roberta Barbi; Latinhas com terço eu mesma que fiz.
Fotografia: Ana Barbi.[/laranja]
[gallery ids="14516,14517,14518,14520,14519,14507,14521"]