A chupeta realmente entorta os dentes?

Saiba quais são os riscos do uso da chupeta para a criança.

Publicado em 04/07/2013 às 14:30 | Categorias: , , , , ,

 04.07.2013

  A chupeta traz benefícios, porém também pode trazer malefícios se for usada com muita frequência, durante muitos anos. Quanto maior a duração, frequência e intensidade de seu uso, maiores serão os problemas no futuro. O bebê pequeno chora, e como chora... Chora por fome, frio, sono, quando está sujo, com cólica... O ideal é descobrir a razão do choro, e não só oferecer a chupeta. A chupeta irá acalmar a criança, mas não irá satisfazer a sua real necessidade. blog materno, maes amigas, chupeta, bebe chupetaO ideal seria que o bebê, nos primeiros meses, se alimentasse somente no peito da mãe, tanto emocionalmente, como fisiologicamente. O ato de sugar é importante para o desenvolvimento dos músculos e dos ossos da face, além de acalmar a criança. Crianças amamentadas com mamadeira, na maioria das vezes, terão sua fome saciada mas, ainda, terão a necessidade de sugar, para estimular o crescimento e desenvolvimento facial. Nesse caso, a chupeta pode trazer benefícios, desde que usada por um pequeno período. O uso da chupeta pode fazer com que o bebê deixe de sugar o peito da mãe, já que é mais fácil sugar a chupeta do que o seio. A posição da língua, na amamentação no seio, é diferente da posição na sucção da chupeta. Isso poderá fazer com que, no momento da amamentação no seio, o bebê coloque a língua na posição da sucção da chupeta. Com isso, ele poderá não conseguir retirar o leite, ter fome, rejeitar o peito e, até mesmo, causar fissuras no bico do seio.

Quando a chupeta vira problema

O grande problema da chupeta ocorre quando ela é usada por muitas horas, diariamente, durante muitos anos, porque a criança fará, com frequência, uma grande força na musculatura e na estrutura óssea dos maxilares, causando alterações nocivas no seu crescimento facial. Isso é bem diferente do caso do bebê que utiliza a chupeta por pouco tempo por dia, apenas segurando-a entre os dentes para dormir e parando com o hábito de usar a chupeta até os 2 anos de idade. No entanto, existem especialistas que recomendam retirar a chupeta no primeiro ano de vida, outros dizem que é possível esperar até 3 ou mesmo até 4 anos.

O mau uso da chupeta pode gerar:

- Mordida cruzada posterior: os dentes superiores, de trás, ficam mais para dentro em relação aos dentes inferiores e o céu da boca fica mais estreito e profundo. - Mordida aberta anterior: os dentes da frente, de cima e de baixo, não se tocam ao morder, fazendo com que a língua se projete para esse espaço, entre os dentes. - Dentes permanentes tortos: devido à arcada superior não ter se desenvolvido corretamente, ficando estreita. Os dentes permanentes ficam sem espaço suficiente para a sua erupção e, com isso, nascerem tortos e/ou inclinados para fora. - Maxilar inferior para trás: por não se desenvolver corretamente, ficando mais para trás do que deveria. blog materno maes amigas mordida aberta chupeta Veja a foto de uma paciente que recebi em meu consultório, que usou chupeta até os 6 anos de idade. A sucção da chupeta deixa os músculos das bochechas, lábios e língua flácidos, sem força. Isso trará prejuízos na mastigação e deglutição. A criança não conseguirá mastigar facilmente os alimentos mais consistentes. O desenvolvimento da fala também será afetado, já que a criança não terá força na musculatura para executar alguns sons. Portanto, pense bem antes de oferecer a chupeta para o seu filho e, se oferecer, tome cuidado para que esse hábito não se torne um vício! [laranja]

Depoimento de Mãe Amiga

“Aqui em casa estamos na fase da retirada da chupeta, os primeiros dias foram mesmo difíceis, senti que o Júlio Cesar estava em abstinência, reclamava demais, um chororô sem motivo, porem, não pedia e tive que me segurar para não oferecer. Hoje, após uma semana percebi, que precisamos de outros métodos para acalmar a criança na falta do bico plástico, que faz tão bem esse papel de tranquilizá-los. O caminho mais fácil seria colocar a chupeta na boca dele, e quando percebi isso, percebi que eu também era dependente da chupeta... Como sempre, paciência e persistência são fundamentais e tem dado certo por aqui!”. Priscila Amaral Quaquio, mãe do Júlio Cesar (2 anos e 3 meses)[/laranja]  

Você pode gostar de ler: Dentes separados. Isso é bom ou ruim? e A melhor forma de limpar a chupeta é com a saliva dos pais

    placa-tripicchio