O vírus tipo 1 apareceu no sistema de esgoto do Aeroporto Internacional de Viracopos.
Publicado em 25/06/2014 às 17:15 | Categorias: Saúde, Em Consulta, Por idade, 0 a 2 anos, 2 a 5 anos, Home
24.06.2014 - Aquelas famosas gotinhas que nossos filhos tomam com frequência nos postos de saúde, para prevenir a Poliomelite, e que muitos se perguntam "para que tomar?", a resposta está aí: O vírus da Poliomelite foi encontrado em Campinas.
Embora esse "achado" tenha ocorrido em Março, o vírus da doença, que foi erradicada das Américas oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1994 e da Europa em 1999, apareceu no sistema de esgoto do Aeroporto Internacional de Viracopos aqui em Campinas (SP). De acordo com a Organização Mundial da Saúde, não há motivo para preocupação, já que fizeram novamente a coleta e o vírus não foi encontrado.
De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, a detecção do vírus em Campinas foi algo ocasional. Foram feitas outras coletas de esgoto no mesmo local, um mês depois, e o causador da doença não foi mais encontrado. Até agora, nenhum novo caso de poliomielite foi registrado no Brasil – o último foi em 1989.
A causa principal para o ressurgimento dos casos é o deslocamento de pessoas pelo mundo.A OMS afirmou que o vírus detectado é o poliovírus selvagem tipo 1. A descoberta ocorreu durante coleta de amostras realizada em março, na região. Segundo as autoridades da OMS, o micro-organismo é o mesmo encontrado na Guiné Equatorial, país da África Ocidental que ainda registra casos da doença.